NOTA DE REPÚDIO AO ATENTADO CONTRA A VIDA DA VICE-PRESIDENTE DA ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER

A Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica – FIFCJ e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ vêm a público manifestar seu repúdio ao atentado contra a vida da Vice-Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ocorrido por volta das 21 h dessa quinta-feira, na cidade de Buenos Aires.

Nenhum debate político, divergência ideológica ou posicionamento partidário deve suplantar o que temos de mais valioso: nossa humanidade. Calcados nessa humanidade devemos conclamar os esforços de homens e mulheres, jovens e anciãos, nacionais e estrangeiros, para que todo e qualquer ato de violência, em qualquer espectro social, seja objeto de repulsa e reprimenda.

A agressão e a ameaça dirigidas às mulheres consubstanciam atos que merecem a nossa mais veemente censura. A agressão e ameaça dirigidas às mulheres que exercem mandatos eletivos, contudo, transcendem seu alvo primário, vitimizando a democracia o Estado de Direito.

Assim, pautamos nossa indignação e aqui reiteramos que nosso compromisso institucional é a busca por uma sociedade mais justa, mais equânime e mais plural; por uma sociedade que assegure, precipuamente às mulheres, condições paritárias para viver, agir, decidir e ocupar espaços de fala e de decisão. Que as vidas dessas mulheres sejam respeitadas, que sua atuação seja preservada, que suas decisões sejam asseguradas e que nenhuma arma e nenhum punho façam cessar nossa incansável luta pela efetivação de direitos.

Quando fator perdermos nossa capacidade de indignação ante à violência, fracassamos na trilha civilizatória. Quando condicionamos essa indignação a qualquer pessoal ou social, obliteramos nossa empatia humanística.

Prestamos solidariedade à Sra. Vice-Presidente da Argentina e sua família, conclamando as autoridades competentes para que as investigações sobre o caso ocorram de forma célere e eficiente.

Brasil, Goiânia, Goiás aos 02 de setembro de 2022.

Manoela Gonçalves Silva

Presidente da FIFCJ e Presidente da ABMCJ