ABMCJ SP realizará SIMPÓSIO ESTADUAL A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DE UM PARLAMENTO DEMOCRÁTICO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica Comissão São Paulo, realizará; em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP e com apoio do Grupo Mulheres do Brasil; um Simpósio Estadual que tratará sobre “A Importância da Mulher na Construção de um Parlamento Democrático”, no dia 26 de setembro de 2019, das 9h às 17h30, na sede da OAB SP, Rua Maria Paula, 35.

O evento contará na mesa de abertura com a presença da Vice-Presidente da ABMCJSP, Dra. Fabiana Dal´Mas Paes, representando a nossa Presidente, Dra. Alice Bianchini; e também com as presenças das seguintes autoridades: Dra. Myrian Ravanelli Scandar Karam, Vice-Presidente da Comissão da Mulher da OAB SP, representando a Presidente, Dra. Cláudia Patrícia Luna; Dr. Hélio Freitas de Carvalho da Silveira, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral; Dra. Raquel Preto, representando o Grupo Mulheres do Brasil e a Diretoria da OAB SP; e a Dra. Maria Hellmeister, do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

O Simpósio será realizado em diversas capitais do país, nesta mesma data, cada qual organizado pela respectiva Comissão da Mulher Advogada estadual.

O primeiro painel tratará sobre a Análise do Projeto de Lei 2235/2019 que foi o ponto de partida para a realização deste evento, trazendo esse debate urgente para a pauta do dia. O Doutor Pedro Barbosa, do Ministério Público Eleitoral, a Dra. Maíra Recchia, advogada eleitoralista e Secretária da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP e a Dra. Vera Lúcia Taberti, Procuradora do Ministério Público Eleitoral comporão a mesa. A Tesoureira da OAB, Dra. Raquel Preto, irá presidir os trabalhos.

O segundo painel trará um “Panorama sobre a participação da mulher na política”, apresentando os dados atualizados sobre o tema proposto. A mesa será composta pela pesquisadora da GEPO, Hannah Maruci Aflalo; Dra. Fabiana Alves, do Movimento Mulheres com Direito; e a Dra. Luciana Ramos, que coordena um grupo de estudos sobre essa temática na FGV. Na Presidência da mesa estará a Presidente da Subseção da OAB de Valinhos, Dra. Rachel Pardo.

O terceiro painel trará a visão das parlamentares sobre a “Experiência Prática das Mulheres no Parlamento”, oportunidade única de ouvir a Deputada Estadual Leci Brandão; a Vereadora da Cidade de São Paulo, Juliana Cardoso e a Co-Deputada Estadual, Érika Hilton. Presidindo a mesa, a Dra. Maria Hellmeister, do Conselho Estadual da Condição Feminina.

O quarto painel tratará sobre a “Garantia de acesso às candidaturas femininas”, comentarão sobre esse tema a Vereadora da cidade de Queluz e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Cruzeiro, Dra. Kácia Maria Nematala; a advogada eleitoralista e Coordenadora do Curso de Direito da Escola Paulista de Direito, Dra. Gabriela Araújo e a Pesquisadora e Coordenadora do Projeto Me Representa, Dra. Evorah Cardoso. Os trabalhos serão coordenados pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Bauru, Dra. Sílvia Regina Rodrigues.

O quinto painel trará informações importantes para as mulheres que almejam se candidatar às eleições, o tema será “Como se preparar para uma campanha?”, e contará com a presença de Naara Normandee, representando o RenovaBr; de Cássia Costa, da RAPS e da Deputada Estadual Isa Penna, que contará sobre como foi a sua preparação para a campanha. A mesa será presidida pela Dra. Adriana Cecilio, que é Fundadora do Grupo de Estudos Democratismo, Assessora de Direito Constitucional e Comunicação Social da ABMCJ SP e Membra Efetiva da Comissão de Direito Constitucional da OAB SP.

O sexto e último painel tratará sobre “A importância da Mulher no Parlamento”, qual é o impacto de um olhar de gênero no processo legislativo? Quais os desafios encontrados pelas parlamentares? A mesa será composta pelas Vereadoras da cidade São Paulo, Soninha Francine e Janaína Lima e pela Deputada Estadual Beth Sahão. Coordenando os trabalhos a Dra. Margarete Pedroso, que é Procuradora do Estado, Coordenadora do Núcleo de Monitoramento Legislativo da Comissão de Direitos Humanos da OAB e Conselheira no Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo.

Um evento importante que com certeza proporcionará uma valiosa troca de experiências. Ele foi idealizado pela Dra. Alice Bianchini, Presidente da ABMCJSP e Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Federal, com o apoio da Dra. Cláudia Patrícia Luna, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP e organizado pela Dra. Adriana Cecilio, da ABMCJ SP.

O evento terá transmissão ao vivo através do canal da OAB Cultura e Eventos, no Youtube. Para participação presencial, se inscreva no site da OAB SP.

Compartilhar:

Comentários encerrados!

PortugueseEnglishSpanishItalianFrench